Abordagem de Aspectos da Natureza da Ciência por meio da Educação CTS no Ensino Médio

Palavras-chave: Educação CTS, Natureza da Ciência, Ensino de Física, Capacidade de argumentação, Pensamento crítico

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de um conjunto de intervenções didático-pedagógicas realizadas com alunos do 1º Ano do Ensino Médio no componente curricular Física de uma escola particular de São Paulo com o objetivo de enfatizar aspectos de Natureza da Ciência e esclarecer algumas relações entre os elementos da tríade C-T-S, de modo a proporcionar mais significado aos conceitos científicos abordados, tendo por base os objetivos da Educação CTS. A investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa apoiada em procedimentos típicos da Pesquisa-Intervenção, sendo que as atividades buscaram aprimorar as abordagens de ensino de modo a favorecer o protagonismo discente, estimulando-o a construir novos conhecimentos e ampliar sua compreensão acerca do mundo em que vive. Através de debates e seminários envolvendo temáticas relevantes, bem como de entrevistas semiestruturadas, foi possível constatar que a maior parte dos estudantes pode desenvolver seu pensamento crítico, ampliou sua capacidade de refletir e argumentar, permitindo fortalecer a autonomia intelectual, o protagonismo juvenil e o entendimento de questões alinhadas com o PPP da escola participante e com a Educação CTS. Os resultados apontam para o entendimento de que a Ciência é uma construção humana e histórica, apresentando um caráter de não neutralidade, não salvacionista e que os conhecimentos científicos e tecnológicos não se caracterizam como verdades absolutas, sendo seus efeitos sobre a sociedade e o meio ambiente sentidos tanto na forma de benefícios quanto de malefícios.

Publicado
2023-05-08
Como Citar
de Brito, J., & de Araújo, M. (2023). Abordagem de Aspectos da Natureza da Ciência por meio da Educação CTS no Ensino Médio. Indagatio Didactica, 15(1), 27-42. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32114
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática