Conhecer para intervir: conceções de professores do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe sobre o ensino e a aprendizagem da gramática

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da gramática, perceções de professores, São Tomé e Príncipe, conhecimento do conteúdo, conhecimento didático do conteúdo

Resumo

No âmbito da implementação de um projeto de formação de professores do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe, procurámos diagnosticar as perceções destes sobre o ensino e aprendizagem gramaticais. Situando-nos no quadro da Linguística Educacional e no domínio do ensino da gramática em particular (Spolsky, 1999), foi nosso objetivo conhecer as perceções que estes docentes têm sobre o seu conhecimento profissional no ensino da gramática, à luz do modelo proposto por Shulman (1987) e adaptado por Grossman (1990). A escolha do quadro metodológico de investigação recaiu sobre o estudo de caso coletivo. Apresentamos os resultados de um inquérito por questionário, recolhidos junto de uma amostra de 122 docentes, visando identificar a importância atribuída e a frequência com que estes trabalhavam o conhecimento gramatical; o grau de adequação percecionado quanto ao seu próprio conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico, bem como as dificuldades identificadas quer no processo de ensino quer de aprendizagem gramatical. Os resultados obtidos apontam para uma grande variedade de fatores implicados na construção dessas perceções e intervenientes no ensino da gramática: o conhecimento do conteúdo, o conhecimento didático do conteúdo e também o conhecimento curricular. Com base nestes resultados, problematizamos o ensino da gramática sublinhando que as fragilidades identificadas nestas dimensões conduzem a que os docentes tomem opções pedagógicas pouco consistentes e que resultam na incapacidade de refletir e se responsabilizar pelo processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado
2022-12-28
Como Citar
Silva, C. (2022). Conhecer para intervir: conceções de professores do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe sobre o ensino e a aprendizagem da gramática. Indagatio Didactica, 14(2), 11-30. https://doi.org/10.34624/id.v14i2.30630
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática