Artes Visuais no 1.º Ciclo do Ensino Básico – práticas na formação de professores

Palavras-chave: Artes Visuais, Didática, Formação de professores, 1.º Ciclo do Ensino Básico

Resumo


Este artigo descreve e reflete sobre as práticas de formação numa unidade curricular de Didática, no âmbito da preparação de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento do currículo de Artes Visuais neste contexto. Tendo em conta o momento da formação em que se encontravam os estudantes, a frequentar mestrados profissionalizantes, foi necessário desenhar um processo de formação que considerasse os objetivos da UC e, igualmente, as suas experiências de prática pedagógica anteriores e o conhecimento didático que já haviam construído. Para tal, foi seguida uma metodologia de investigação-ação que se concretizou em quatro momentos distintos e sequenciais: Avaliação de diagnóstico; Planificação; Desenvolvimento/Implementação; e Avaliação/ Reflexão. Tendo sido um processo de formação «desenhado» e construído com os estudantes, crê-se que este contribuiu para a formação de profissionais competentes para atuar na componente de Artes Visuais em contextos de 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2022-12-28
Como Citar
Magueta, L. (2022). Artes Visuais no 1.º Ciclo do Ensino Básico – práticas na formação de professores. Indagatio Didactica, 14(2), 55-68. https://doi.org/10.34624/id.v14i2.30624
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática