Artes Visuais no 1.º Ciclo do Ensino Básico – práticas na formação de professores
Resumo
Este artigo descreve e reflete sobre as práticas de formação numa unidade curricular de Didática, no âmbito da preparação de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento do currículo de Artes Visuais neste contexto. Tendo em conta o momento da formação em que se encontravam os estudantes, a frequentar mestrados profissionalizantes, foi necessário desenhar um processo de formação que considerasse os objetivos da UC e, igualmente, as suas experiências de prática pedagógica anteriores e o conhecimento didático que já haviam construído. Para tal, foi seguida uma metodologia de investigação-ação que se concretizou em quatro momentos distintos e sequenciais: Avaliação de diagnóstico; Planificação; Desenvolvimento/Implementação; e Avaliação/ Reflexão. Tendo sido um processo de formação «desenhado» e construído com os estudantes, crê-se que este contribuiu para a formação de profissionais competentes para atuar na componente de Artes Visuais em contextos de 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2023 Lúcia Grave Magueta
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0