A cultura, como recurso educativo, numa aula de matemática

  • Lucinda Serra Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho; CIDMA – Centro de Investigação e Desenvolvimento Matemática e Aplicações (GHM)
  • Cecília Costa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Lab_DCT do CIDTFF - Research Centre “Didactics and Technology in Education of Trainers”
  • Paula Catarino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Lab_DCT do CIDTFF - Research Centre “Didactics and Technology in Education of Trainers”
  • J. Bernardino Lopes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Lab_DCT do CIDTFF - Research Centre “Didactics and Technology in Education of Trainers”
Palavras-chave: Formação de Professores, Recursos Educativos em Matemática, Etnomatemática

Resumo

Este trabalho, em desenvolvimento pelos autores, dinamiza a construção e utilização de recursos educativos, de inspiração Etnomatemática, que incorporam elementos pertencentes à cultura ancestral, de alunos e professores, de duas regiões limítrofes da Península Ibérica – Galiza e Norte de Portugal. No acompanhamento de todo o processo de construção e utilização dos recursos pretendemos compreender como os mesmos podem influenciar os processos de ensino e de aprendizagem, esperando que se evidenciem como um meio capaz de induzir alterações nesses processos e desta forma contribuir para uma melhoria na aprendizagem da Matemática.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-11-29
Como Citar
Serra, L., Costa, C., Catarino, P., & Lopes, J. B. (2016). A cultura, como recurso educativo, numa aula de matemática. Indagatio Didactica, 8(4), 62-72. https://doi.org/10.34624/id.v8i4.2989
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática