Dos provérbios ao conhecimento científico: de poeta e cientista inventor todos temos um pouco com algum labor – o ensino das ciências físicas e naturais no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

  • Joana Rios da Rocha Escola Superior de Educação do Porto, Instituto Politécnico do Porto; Centro de Investigação e Inovação em Educação, Núcleo de Investigação em Estudos Literários e Culturais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto
  • Xana Sá-Pinto Escola Superior de Educação do Porto, Instituto Politécnico do Porto; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro
  • Alexandre Pinto Escola Superior de Educação do Porto, Instituto Politécnico do Porto
  • José António Gomes Escola Superior de Educação do Porto, Instituto Politécnico do Porto; Centro de Investigação e Inovação em Educação, Núcleo de Investigação em Estudos Literários e Culturais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto
  • Elisama Oliveira Escola Superior de Educação do Porto, Instituto Politécnico do Porto; Centro de Investigação e Inovação em Educação, Núcleo de Investigação em Estudos Literários e Culturais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, literacia científica, práticas epistémicas, património literário oral, interdisciplinaridade

Resumo

Distinguir senso-comum de conhecimento científico é essencial para compreender a natureza da ciência e promover a literacia científica. Fruto de conhecimento experienciado e senso comum, os provérbios populares representam uma excelente oportunidade para explorar a natureza das ciências e competências do português. Com este trabalho pretendemos investigar as potencialidades da exploração do património literário oral para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos, para a promoção de práticas epistémicas e compreensão e produção de provérbios. Os resultados sugerem que sequências didáticas que contrastam o conhecimento científico e o senso comum contribuem para desenvolver práticas epistémicas em contexto escolar.

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Publicado
2016-11-29
Como Citar
Rocha, J. R. da, Sá-Pinto, X., Pinto, A., Gomes, J. A., & Oliveira, E. (2016). Dos provérbios ao conhecimento científico: de poeta e cientista inventor todos temos um pouco com algum labor – o ensino das ciências físicas e naturais no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Indagatio Didactica, 8(4), 53-61. https://doi.org/10.34624/id.v8i4.2983
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática