Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano

  • Alcina Figueiroa Instituto Piaget
  • José Luís Coelho da Silva Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação
Palavras-chave: autodireção, autonomia, atividades de aprendizagem, manuais escolares, Ciências Naturais

Resumo

O potencial contributo de quatro manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos, através das atividades de aprendizagem de lápis e papel do domínio ‘A água, as rochas e o solo - materiais terrestres’, constitui o enfoque deste estudo. A promoção da autodireção dos alunos está, principalmente, restrita à gestão da estratégia, em tarefas de pesquisa de informação, e à tomada de iniciativa na realização de tarefas de autoavaliação da aprendizagem. Importa incrementar espaços orientados para o envolvimento do aluno na gestão de outras componentes de aprendizagem (objetivos, processos de aprendizagem, etc.).

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Publicado
2016-11-29
Como Citar
Figueiroa, A., & Silva, J. L. C. da. (2016). Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano. Indagatio Didactica, 8(4), 42-52. https://doi.org/10.34624/id.v8i4.2977
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática