Avaliação em aprendizagem ativa na perspectiva de estudantes de Enfermagem e Medicina: pesquisa qualitativa

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas, Avaliação Educacional, Educação em Enfermagem, Educação Médica

Resumo

No processo de aprendizagem ativa, é previsto que a avaliação adquira um caráter modulatório do desenvolvimento do estudante. Longe da carga punitiva, é esperado que essa prática auxilie o estudante a perceber aspectos positivos e negativos em sua performance e, a partir disso, oriente estudos e práticas futuras. A partir dessa premissa, a presente pesquisa objetivou compreender a experiência de estudantes de Enfermagem e Medicina com avaliação em aprendizagem ativa. Por meio de uma pesquisa qualitativa, realizaram-se entrevistas individuais semiestruturadas com 20 estudantes de Enfermagem e 40, de Medicina, em uma Instituição de Ensino Superior pública, no interior do estado de São Paulo, Brasil. Utilizou-se a Técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade temática, para interpretação dos dados, que remeteu a três categorias: Diferentes ângulos e modos de avaliação, Interferência da subjetividade e do conhecimento do professor na avaliação e Impacto da subjetividade e do conhecimento do estudante na avaliação. Assim, nota-se que ajustes no fazer avaliativo podem aprimorar seu impacto na aprendizagem desses estudantes.

Publicado
2022-07-20
Como Citar
Lemes, M., Ghezzi, J., Marin, M., Lazarini, C., Bocchi, S., & Higa, E. (2022). Avaliação em aprendizagem ativa na perspectiva de estudantes de Enfermagem e Medicina: pesquisa qualitativa. Indagatio Didactica, 14(1), 149-164. https://doi.org/10.34624/id.v14i1.29629
Secção
Avaliação em educação