O contributo de um kamishibai plurilingue na promoção da escrita criativa e da sensibilização à diversidade linguística e cultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Palavras-chave: Desenvolvimento de competências, Educação plurilingue e intercultural, Escrita criativa, Kamishibai plurilingue, Sensibilização à diversidade linguística e cultural

Resumo

Este texto apresenta um projeto de investigação-ação que integrou a construção de um kamishibai plurilingue como estratégia de sensibilização para a diversidade linguística e cultural e desenvolvimento de competências de escrita criativa em contexto educativo formal no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O projeto foi desenvolvido em 2021 com crianças a frequentar o 4.º ano de escolaridade no 1.º CEB, na região de Aveiro, no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada de um Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História de Portugal do 2.º CEB. Para avaliar a experiência pedagógica desenvolvida, foram analisados registos fotográficos, respostas dos alunos a um questionário e em focus group, dados de uma entrevista à professora titular e a um menino brasileiro, recém-chegado a Portugal. Os resultados revelam que as atividades com recurso ao kamishibai plurilingue permitiram que as crianças ultrapassassem algumas das suas dificuldades, mais especificamente ao nível da escrita criativa, e sensibilizaram as crianças para a diversidade linguística e cultural, promovendo o seu interesse face a novas línguas
e culturas. Os resultados sugerem, ainda, que os alunos desenvolveram aprendizagens ao nível de diferentes áreas curriculares, como português, matemática, estudo do meio e expressões plásticas.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2022-07-20
Como Citar
Faneca, R., & Oliveira, M. (2022). O contributo de um kamishibai plurilingue na promoção da escrita criativa e da sensibilização à diversidade linguística e cultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didactica, 14(1), 29-48. https://doi.org/10.34624/id.v14i1.29590
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática