Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes

Palavras-chave: Saberes Locais, Práticas Educativas, Desenvolvimento Profissional, Ensino Básico, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

O desempenho do professor tem constituído uma das temáticas mais questionadas nas abordagens sobre a qualidade do ensino em diferentes contextos educativos. Em alguns países africanos, caracterizados por uma enorme diversidade cultural e por currículos centralmente definidos, prevê-se que sejam abordados na sala de aula os conhecimentos contextualizados, denominados saberes locais, facto que concorre para novos desafios para as práticas educativas dos professores. Torna-se, deste modo, importante que os professores conheçam os contextos educativos onde atuam, valorizem a diversidade cultural e os saberes locais e desenvolvam atividades de ensino a partir desses mesmos saberes, enquadradas por uma educação intercultural. Nesta linha, este estudo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre os saberes locais e a sua presença na área da educação no contexto moçambicano. Visa-se compreender o contributo destes saberes no desenvolvimento das práticas educativas do professor, a partir dos pressupostos teóricos e práticos de investigadores desta área de conhecimento. O corpus de análise é constituído por dezassete artigos, através de pesquisa na base de dados SCIELO e nos agregadores RCAAP e Google Académico, pela aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados da análise evidenciam que os saberes locais são experiências e práticas sociais das comunidades relevantes para a sua abordagem formal na escola e potencialmente, promotoras do desenvolvimento profissional docente.

Publicado
2022-07-20
Como Citar
Chamo, J., & Martins, F. (2022). Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes. Indagatio Didactica, 14(1), 11-28. https://doi.org/10.34624/id.v14i1.29587
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática