Exposição explorística – Aventuras na estatística: Uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade

  • Sara Daniela Marques Oliveira Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, Departamento de Educação
  • Fernando Manuel Lourenço Martins Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, Departamento de Educação; Instituto Politécnico de Coimbra, IIA, RoboCorp, UNICID; Instituto de Telecomunicações, Delegação da Covilhã
  • Rui Sousa Mendes Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, Departamento de Educação; Instituto Politécnico de Coimbra, IIA, RoboCorp, UNICID
Palavras-chave: Explorística, literacia estatística, aprendizagem em contexto informal

Resumo

O presente artigo inclui uma investigação de cariz qualitativo, que pretende analisar de que forma a exposição Explorística – Aventuras na Estatística influenciou a compreensão de conceitos estatísticos numa turma de 3.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu numa instituição de ensino superior e foi desenvolvida por um grupo de alunas da licenciatura em Educação Básica, segundo a orientação do professor da disciplina de Didática da Matemática e levou à conclusão de que existem evidências que, de facto, a referida exposição influenciou a consolidação e colmatação de algumas das dificuldades de aprendizagem dos alunos detetadas inicialmente, considerando-se assim que o contexto não formal influenciou na compreensão de conceitos estatísticos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-11-29
Como Citar
Oliveira, S. D. M., Martins, F. M. L., & Mendes, R. S. (2016). Exposição explorística – Aventuras na estatística: Uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade. Indagatio Didactica, 8(4), 18-30. https://doi.org/10.34624/id.v8i4.2932
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática