Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês

  • Ana Nobre Universidade Aberta
  • Teresa Cardoso Universidade Aberta
Palavras-chave: Podcasts, showcasts, oralidade, ensino online, educação a distância e e-learning, línguas estrangeiras, língua francesa

Resumo

Com a valorização crescente da oralidade no ensino das línguas estrangeiras e a introdução de atividades de avaliação das competências orais, surge a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade no ensino online garantindo a não presença e a flexibilidade de horário. Assim, a utilização das novas ferramentas de comunicação online, na área científica da Língua e Cultura, representou um desafio para os docentes e discentes da Universidade Aberta (Portugal), para o qual foram propostas estratégias e soluções que assegurassem a qualidade do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras num ambiente virtual. Nas unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta são usadas ferramentas digitais gratuitas, podcasts e showcasts, para praticar e avaliar a oralidade. Apresentamos algumas dessas estratégias e soluções, no que diz respeito a atividades formativas de compreensão e produção oral, verificando-se que o uso de podcasts e de showcasts permitiu a prática sistemática e avaliação da oralidade, contribuindo para a melhoria das competências de oralidade e de escrita de todos os nossos estudantes.

Publicado
2015-01-30
Como Citar
Nobre, A., & Cardoso, T. (2015). Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês. Indagatio Didactica, 7(1), 165-175. https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2764
Secção
Tecnologias da informação em educação