The promotion of digital inclusion through MOOC design and use: a literature review

  • Ana Balula Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda – Universidade de Aveiro; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”
Palavras-chave: MOOC, competências transversais, inclusão digital, inclusão social, acessibilidade, empregabilidade, aprendizagem ao longo da vida

Resumo

O uso de Massive Open Online Courses (MOOCs) tem vindo a ser equacionado com opção viável por vários atores na Educação no âmbito de várias áreas científicas; não obstante isto, os estudos que se debrucem sobre as suas potencialidades em termos de inclusão digital (e, consequentemente, social) ainda são escassos e algo dispersos. Assim, com este trabalho pretende-se apresentar os resultados de uma revisão da literatura aprofundada, focada nos estudos em que convergem os conceitos de MOOC e de inclusão digital, publicados entre janeiro 2014 e janeiro 2015. Desta forma, o principal objetivo é encontrar indícios de que os MOOC se podem constituir como meio importante com vista à inclusão digital, em particular através da promoção do desenvolvimento de competências transversais (por ex. competências digitais, de comunicação, de interação).
Inicialmente, e porque este se está a tornar cada vez mais polissémico (devido aos seus diversos usos, enquadramentos teóricos e contextos de aplicação), apresenta-se o conceito de MOOC tendo em conta as suas variantes (por ex. cMOOC e xMOOC). De seguida, também são analisados aspetos que sobressaem na análise de conteúdo dos resultados obtidos através da revisão da literatura, nomeadamente no que se refere a questões de acessibilidade, empregabilidade e aprendizagem ao longo da vida fomentada pela utilização de MOOCs. Grosso modo, os resultados sugerem que ainda há um longo caminho a percorrer para que os MOOCs respondam inteiramente o desafio da inclusão digital.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-01-30
Como Citar
Balula, A. (2015). The promotion of digital inclusion through MOOC design and use: a literature review. Indagatio Didactica, 7(1), 145-164. https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2758
Secção
Tecnologias da informação em educação