Estágio com pesquisa por meio do Cenário Integrador: contribuições formativas

Palavras-chave: Cenário integrador, Estágio, Ensino de Química, Pesquisa

Resumo

A pesquisa desempenha um papel importante na formação de professores, pois, ao problematizar e registrar suas experiências pedagógicas, o futuro professor começa a refletir e a transformar a sua prática. Como oportunidade de articulação entre a pesquisa e a formação de professores, apresentamos neste estudo uma proposta curricular denominada Cenário Integrador, a qual pode ser desenvolvida durante o estágio supervisionado. Na proposta promovem-se reconfigurações curriculares, a partir do trabalho com temas associados à realidade dos estudantes. Assim, esse estudo visa analisar se e como o Cenário Integrador pode contribuir para a formação acadêmico-profissional do licenciando durante o estágio com pesquisa. O estudo se configura como uma investigação qualitativa e na qual foi analisada a proposta denominada ‘Educação Alimentar: tem Química no que comemos?’ que foi desenvolvida no contexto do Estágio Supervisionado em Química III de uma universidade pública brasileira. Os instrumentos de coleta de dados foram os planos de aula construídos e implementados durante o estágio de regência. A análise das informações ocorreu à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultados foram identificadas as categorias: a) Contextualização dos conteúdos; b) Trabalho interdisciplinar; e c) Avaliação escolar. Conclui-se que o Cenário Integrador pode contribuir para a formação acadêmico-profissional de licenciandos durante o estágio com pesquisa, promovendo um ensino contextualizado e interdisciplinar, visando à formação de um professor pesquisador.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2022-12-28
Como Citar
de Jesus, J., Moreno Rodriguez, A., & Massena, E. (2022). Estágio com pesquisa por meio do Cenário Integrador: contribuições formativas. Indagatio Didactica, 14(2), 31-54. https://doi.org/10.34624/id.v14i2.27472
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática