Competência dialógica: avaliação do desempenho no currículo integrado
Resumo
O mundo do trabalho tem passado por diversas mudanças, o que tem determinado transformações na formação profissional. No âmbito da graduação, os cursos de Medicina e Enfermagem da Famema estabeleceram a abordagem dialógica de competência, que procura desenvolver os atributos cognitivos, psicomotores e afetivos de forma combinada. Objetivou-se avaliar como os facilitadores fazem as atividades da Unidade de Prática Profissional do segundo ano nos cenários de prática, considerando os desempenhos propostos no ano. Adotou-se abordagem qualitativa com 18 facilitadores. Os dados foram coletados em duas fases, por meio de narrativa, tendo como parâmetro os desempenhos e realizou-se Análise de Conteúdo, modalidade temática. Percebe-se que os estudantes demonstram maior grau de domínio ao longo da série na área de competência do cuidado individual do que do cuidado coletivo e gestão. A construção da autonomia e domínio dos desempenhos durante o ano letivo para o estudante está estreitamente ligada ao movimento dialógico do currículo por competência, constituído pelo docente e preceptor durante as atividades. Dentre as estratégias propostas para o desenvolvimento do desempenho estão o portfolio reflexivo, visita domiciliária com acompanhamento dos facilitadores, atividade junto às equipes das unidades de saúde e em laboratório de prática de simulação. A formação, focada no desenvolvimento do currículo integrado e na matriz dialógica de competência, propõe um sistema de avaliação e ações de educação permanente para garantia dos pressupostos curriculares que ampliam a prática do cuidado. Investigações com os participantes devem ser ampliadas, considerando-se mudanças favorecidas por esta avaliação na organização curricular.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0