Competência dialógica: avaliação do desempenho no currículo integrado

  • Mara Quaglio Chirelli Faculdade de Medicina de Marília
  • Danielle Abdel Massih Pio Faculdade de Medicina de Marília
  • Marcia Oliveira Mayo Soares Faculdade de Medicina de Marília
Palavras-chave: competência, ensino, formação de recursos humanos

Resumo

O mundo do trabalho tem passado por diversas mudanças, o que tem determinado transformações na formação profissional. No âmbito da graduação, os cursos de Medicina e Enfermagem da Famema estabeleceram a abordagem dialógica de competência, que procura desenvolver os atributos cognitivos, psicomotores e afetivos de forma combinada. Objetivou-se avaliar como os facilitadores fazem as atividades da Unidade de Prática Profissional do segundo ano nos cenários de prática, considerando os desempenhos propostos no ano. Adotou-se abordagem qualitativa com 18 facilitadores. Os dados foram coletados em duas fases, por meio de narrativa, tendo como parâmetro os desempenhos e realizou-se Análise de Conteúdo, modalidade temática. Percebe-se que os estudantes demonstram maior grau de domínio ao longo da série na área de competência do cuidado individual do que do cuidado coletivo e gestão. A construção da autonomia e domínio dos desempenhos durante o ano letivo para o estudante está estreitamente ligada ao movimento dialógico do currículo por competência, constituído pelo docente e preceptor durante as atividades. Dentre as estratégias propostas para o desenvolvimento do desempenho estão o portfolio reflexivo, visita domiciliária com acompanhamento dos facilitadores, atividade junto às equipes das unidades de saúde e em laboratório de prática de simulação. A formação, focada no desenvolvimento do currículo integrado e na matriz dialógica de competência, propõe um sistema de avaliação e ações de educação permanente para garantia dos pressupostos curriculares que ampliam a prática do cuidado. Investigações com os participantes devem ser ampliadas, considerando-se mudanças favorecidas por esta avaliação na organização curricular.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-11-11
Como Citar
Chirelli, M. Q., Pio, D. A. M., & Soares, M. O. M. (2016). Competência dialógica: avaliação do desempenho no currículo integrado. Indagatio Didactica, 8(3), 109-123. https://doi.org/10.34624/id.v8i3.2731
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática