Sapo Campus: contributo para a definição de uma proposta de implementação de uma Universidade Júnior online em Portugal

  • Rita Tavares CIDTFF, Departamento de Educação – Universidade de Aveiro
  • Luís Pedro CIC.DIGITAL, Departamento de Comunicação e Arte – Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Competências para o século XXI, Recursos Educativos Digitais, Sapo Campus, Universidade Júnior online, Vocação profissional

Resumo

Atendendo à necessidade de promover estratégias pedagógicas e iniciativas que potenciem, desde os primeiros anos de escolaridade, o encontro dos centros de interesse do aluno e a sua vocação profissional, o presente artigo tem como objetivo traçar um contributo para a definição de uma proposta de implementação de uma Universidade Júnior online em Portugal, tendo como plataforma tecnológica de suporte o Sapo Campus. Para tal, num primeiro momento é realizado um breve enquadramento das práticas levadas a cabo na Europa e em Portugal ao nível das Universidades Júnior e o impacto da sua implementação, sendo num segundo momento realizado um breve enquadramento da implementação, impacto e potencial educativo da plataforma Sapo Campus. Por último, é apresentada uma proposta, alto nível, de implementação de uma Universidade Júnior online em Portugal, desenhando-se, para tal, a missão; os objetivos; o
público-alvo e os intervenientes; as possibilidades de implementação, exploração, manutenção e dinamização; e a metodologia de avaliação dos alunos.

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Publicado
2015-01-30
Como Citar
Tavares, R., & Pedro, L. (2015). Sapo Campus: contributo para a definição de uma proposta de implementação de uma Universidade Júnior online em Portugal. Indagatio Didactica, 7(1), 132-144. https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2632
Secção
Tecnologias da informação em educação