Formação de Formadores de professores: a pesquisa da prática e a tutoria num mestrado profissional em educação

Palavras-chave: Formação dos formadores de professores, pesquisa da prática, tutoria acadêmica

Resumo

A profissionalização dos formadores de professores da escola básica se constitui num dos desafios emergentes do sistema educacional brasileiro na direção da melhoria da qualidade dessa escola. O presente texto busca compartilhar as contribuições de um mestrado profissional em educação para a formação e atuação profissional de formadores de professores da escola básica, a partir da análise de dois componentes centrais do processo formativo vivenciado: a pesquisa da prática pedagógica realizada durante o percurso no curso e o processo de tutoria desenvolvido junto aos mestrandos para o delineamento do projeto dessa pesquisa. Com o apoio de autores estrangeiros e brasileiros serão discutidos os conceitos de pesquisa da prática e tutoria e apresentados resultados de estudos e depoimentos dos formadores extraídos da avaliação do curso no ano de 2020. Os resultados indicam o fortalecimento desse mestrado profissional e o impacto social decorrente da pesquisa da prática a partir do acompanhamento dos tutores e professores do curso.

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Publicado
2021-10-19
Como Citar
Passos, L., Reis, A., & Aranha, E. (2021). Formação de Formadores de professores: a pesquisa da prática e a tutoria num mestrado profissional em educação. Indagatio Didactica, 13(4), 129-144. https://doi.org/10.34624/id.v13i4.26290
Secção
Supervisão