Desenvolvimento profissional em contexto de supervisão: um processo em dois sentidos?

  • Maria Assunção Flores Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho
Palavras-chave: desenvolvimento profissional, modelos de desenvolvimento profissional, profissionalismo docente e professores

Resumo

Neste texto aborda-se o desenvolvimento profissional dos professores procurando mobilizar alguns elementos que concorrem para a sua compreensão, quer do ponto de vista da sua operacionalização, quer como campo de investigação. Argumenta-se em favor do fortalecimento do profissionalismo docente associado à valorização da profissão, à ação coletiva e à promoção de oportunidades de desenvolvimento profissional baseadas na aprendizagem conjunta através da observação e feedback da prática pedagógica e na coconstrução de conhecimento profissional mormente em contextos de supervisão. Defende-se um processo em dois sentidos que potencia o trabalho colaborativo e a coaprendizagem por parte dos intervenientes nos processos de supervisão numa perspetiva ampla e dinâmica de desenvolvimento profissional.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2021-10-19
Como Citar
Flores, M. (2021). Desenvolvimento profissional em contexto de supervisão: um processo em dois sentidos?. Indagatio Didactica, 13(4), 47-60. https://doi.org/10.34624/id.v13i4.26272
Secção
Supervisão