Professores do outro lado do espelho: A observação por pares como instrumento para o desenvolvimento profissional no ensino superior

Palavras-chave: Profissionalidade docente, ensino superior, formação e transformação pedagógica, observação por pares, desenvolvimento profissional

Resumo

A observação por pares é uma modalidade de (auto)formação que permite que os professores observem as aulas reciprocamente, essencialmente para a reflexão entre pares e eventual melhoria das suas práticas. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento profissional daqueles, o que se afigura especialmente relevante considerando que, em Portugal, deter formação didático-pedagógica de base para a docência não éreconhecido institucionalmente como indispensável para ensinar no Ensino Superior, nem valorizado pelos mecanismos de avaliação do desempenho, nas situações que se conhecem. Na Universidade de Aveiro está a ser implementado o POP - Programa de Observação por Pares; com este, os professores podem observar demais formas de ser e de atuar profissionalmente, bem como aprender e transformar as suas práticas pedagógicas e diversas dimensões da sua profissionalidade docente, numa experiência de colegialidade entre pares. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa, examinam-se os dados recolhidos atéao momento com a implementação deste programa (que conta com três edições, em três semestres letivos seguidos), dando voz aos professores-participantes. A partir de uma análise temática, consideram-se concretamente as suas perceções sobre as vantagens que provêm da participação no POP, à luz de conceitos fulcrais como profissionalidade docente e desenvolvimento profissional, no quadro específico do Ensino Superior. Do outro lado do espelho proporcionado pela observação e pela reflexão a par, encontram-se vantagens também relativas à formação, inter-relação, descoberta e potencialidade, as quais, conjuntamente, ilustram a relevância deste tipo de prática para a (auto)formação dos professores do Ensino Superior, para o desenvolvimento da sua profissionalidade docente.

Publicado
2021-10-19
Secção
Supervisão