Competências do professor para o ensino online: análise de um curso de capacitação de docentes em EaD
Resumo
A introdução do Ensino a Distância nas instituições de ensino presencial traz desafios aos professores pelo facto desta modalidade de ensino exigir novos conhecimentos e competências que, segundo Berge (1995), Palloff & Pratt (2000), e Lynch (2002), são necessários para a interação com estudantes e utilização das tecnologias. Este artigo apresenta diferentes competências do professor para o EaD no Ensino Superior, resultado duma investigação realizada em dois programas de capacitação de docência em EaD, na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Participaram 16 professores. Trata-se duma investigação qualitativa. Na recolha de dados utilizaram-se questionários, entrevistas individuais/grupo, registos das interações assíncronas (fórum, e-mail interno/externo à plataforma) e síncronas (chat), e o diário. As perceções dos professores relativamente às competências de EaD variaram em função de experiências prévias. Professores que já haviam experimentado o EaD apresentaram competências tendo em conta experiências vividas na lecionação e formação; os que não tinham experiência de EaD identificaram-nas a partir das interações online nas ações de formação. O estudo identificou 18 competências-base para atuar em EaD, aqui agrupadas em 5: científicas; pedagógicas; tecnológicas; aprender a aprender; trabalho em equipa. Estas competências poderão servir para melhorar programas de formação de professores de EaD, certificação de competências e identificação do perfil do professor de EaD na UEM e instituições parceiras. Recomenda-se aos professores que visem o desenvolvimento de competências de EaD e o seu desenvolvimento profissional, a lecionação nesta modalidade, a leitura de textos sobre o EaD, participação em formações/seminários sobre EaD, e pesquisa em EaD e TIC.
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