Educação para o Desenvolvimento Sustentável: atividades com orientação CTS/ PC no 1.º CEB
Resumo
Face à importância crescente de promover uma educação em ciências, desde os primeiros anos de escolaridade, potenciadora de sinergias entre diferentes perspetivas, realizou-se um estudo com a finalidade de desenvolver (conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades de ciências, num quadro de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), com orientação CiênciaTecnologia-Sociedade (CTS) e promotoras do Pensamento Crítico (PC). Procurou-se averiguar qual o contributo das atividades desenvolvidas, tendo por base as orientações mencionadas, para promover aprendizagens de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) no que reporta à construção de conhecimentos científicos e ao desenvolvimento de capacidades de PC.
Adotando uma metodologia orientada para a prática, assente num plano de investigação-ação, o estudo foi concretizado com uma turma do 1.º ano do Ensino Básico (EB), sendo que, ao longo de quinze sessões, os alunos realizaram as atividades produzidas com orientação CTS/PC, num quadro EDS. Foram recolhidos dados através de vários instrumentos construídos para o efeito, no âmbito de diferentes técnicas de recolha de dados, incluindo a elaboração de entrevistas semiestruturadas e o desenvolvimento de um instrumento de análise das produções dos alunos. Na análise de dados, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados recolhidos permitem concluir que as atividades de ciências desenvolvidas no âmbito do estudo contribuíram para promover aprendizagens no que reporta à mobilização/construção de conhecimentos científicos e à mobilização/desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos do 1.º CEB.
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