Educação para o Desenvolvimento Sustentável: atividades com orientação CTS/ PC no 1.º CEB

  • Marisa Silva Universidade de Aveiro, Departamento de Educação
  • Celina Tenreiro-Vieira Universidade de Aveiro, Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” – CIDTFF
Palavras-chave: educação em ciências, 1.º Ciclo, atividades, educação para o desenvolvimento sustentável, ciência-tecnologia-sociedade, pensamento crítico

Resumo

Face à importância crescente de promover uma educação em ciências, desde os primeiros anos de escolaridade, potenciadora de sinergias entre diferentes perspetivas, realizou-se um estudo com a finalidade de desenvolver (conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades de ciências, num quadro de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), com orientação CiênciaTecnologia-Sociedade (CTS) e promotoras do Pensamento Crítico (PC). Procurou-se averiguar qual o contributo das atividades desenvolvidas, tendo por base as orientações mencionadas, para promover aprendizagens de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) no que reporta à construção de conhecimentos científicos e ao desenvolvimento de capacidades de PC.
Adotando uma metodologia orientada para a prática, assente num plano de investigação-ação, o estudo foi concretizado com uma turma do 1.º ano do Ensino Básico (EB), sendo que, ao longo de quinze sessões, os alunos realizaram as atividades produzidas com orientação CTS/PC, num quadro EDS. Foram recolhidos dados através de vários instrumentos construídos para o efeito, no âmbito de diferentes técnicas de recolha de dados, incluindo a elaboração de entrevistas semiestruturadas e o desenvolvimento de um instrumento de análise das produções dos alunos. Na análise de dados, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados recolhidos permitem concluir que as atividades de ciências desenvolvidas no âmbito do estudo contribuíram para promover aprendizagens no que reporta à mobilização/construção de conhecimentos científicos e à mobilização/desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos do 1.º CEB.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-01-30
Como Citar
Silva, M., & Tenreiro-Vieira, C. (2015). Educação para o Desenvolvimento Sustentável: atividades com orientação CTS/ PC no 1.º CEB. Indagatio Didactica, 7(1), 96-114. https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2620
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática