Rumos e avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Um olhar sobre a pesquisa a partir dos resumos do V SIPEM

  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Cascavel
  • Carla Melli Tambarussi Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Cascavel
  • Daniel Zampieri Loureiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Cascavel
  • Paulo Wichnoski Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu
  • Wellington Piveta Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Cascavel
Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática, Metapesquisa, Fenomenologia

Resumo

Existem diferentes modos de tematizar os rumos e avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática. Dentre eles, destaca-se a pesquisa que vem sendo realizada. Assim, a partir de um projeto de metapesquisa, focamos como material de análise os resumos de pesquisa publicados no V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, GT10, Modelagem Matemática, sob a interrogação: O que revelam os resumos publicados no V SIPEM sobre a pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática? A nossa abordagem de pesquisa é qualitativa segundo a visão fenomenológica. E o modo como interpretamos os dados é de cunho hermenêutico. Por ocasião do já realizado na pesquisa, apresentamos neste artigo as seguintes categorias: 1) Sobre as instituições; 2) Sobre a autoria; 3) Sobre o estágio/nível da pesquisa; 4) Sobre o contexto interno da pesquisa; 5) Sobre a abordagem da pesquisa; 6) Sobre os modos de recolha dos dados; 7) Sobre os modos de análise empregados; 8) Sobre o focado e buscado nas pesquisas e 9) Sobre o respondido nas investigações. Cada uma delas é descrita e interpretada à luz da interrogação e do contexto da pesquisa vigente.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-01-30
Como Citar
Klüber, T. E., Tambarussi, C. M., Loureiro, D. Z., Wichnoski, P., & Oliveira, W. P. (2015). Rumos e avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Um olhar sobre a pesquisa a partir dos resumos do V SIPEM. Indagatio Didactica, 7(1), 80-95. https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2617
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática