Rumos e avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Um olhar sobre a pesquisa a partir dos resumos do V SIPEM
Resumo
Existem diferentes modos de tematizar os rumos e avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática. Dentre eles, destaca-se a pesquisa que vem sendo realizada. Assim, a partir de um projeto de metapesquisa, focamos como material de análise os resumos de pesquisa publicados no V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, GT10, Modelagem Matemática, sob a interrogação: O que revelam os resumos publicados no V SIPEM sobre a pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática? A nossa abordagem de pesquisa é qualitativa segundo a visão fenomenológica. E o modo como interpretamos os dados é de cunho hermenêutico. Por ocasião do já realizado na pesquisa, apresentamos neste artigo as seguintes categorias: 1) Sobre as instituições; 2) Sobre a autoria; 3) Sobre o estágio/nível da pesquisa; 4) Sobre o contexto interno da pesquisa; 5) Sobre a abordagem da pesquisa; 6) Sobre os modos de recolha dos dados; 7) Sobre os modos de análise empregados; 8) Sobre o focado e buscado nas pesquisas e 9) Sobre o respondido nas investigações. Cada uma delas é descrita e interpretada à luz da interrogação e do contexto da pesquisa vigente.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0