A Língua Portuguesa na Resolução de Problemas no 2.º CEB

  • Ana Raquel Simões CIDTFF - Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”, Universidade de Aveiro
  • Filipa Oliveira Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Matemática, Português, Resolução de problemas, Leitura, Compreensão de enunciados matemáticos

Resumo

O presente artigo pretende divulgar algumas das conclusões de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação Educacional B2, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e levado a cabo numa escola pública do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro, no ano letivo de 2013/2014.
Com base numa metodologia de Investigação-Ação/Estudo de Caso, pretendeu-se demonstrar a importância e influência que a área da Língua Portuguesa poderá ter na compreensão e domínio da Matemática.
Tendo em consideração o exposto anteriormente, apresentam-se os principais objetivos deste
estudo:
1) Diagnosticar as principais dificuldades dos alunos na resolução de problemas matemáticos;
2) Implementar instrumentos que permitam desenvolver algumas capacidades mobilizadas na resolução de problemas matemáticos (diagnosticadas previamente);
3) Avaliar a evolução/desenvolvimento de algumas capacidades na resolução de problemas.
Congregando todos os aspetos referidos, a finalidade principal do estudo foi investigar a influência que a Língua Portuguesa (leitura e compreensão) pode ter na resolução de problemas matemáticos, estando intimamente relacionada com a pergunta para a qual se pretendia obter resposta no final da implementação do projeto: “Qual a influência que a Língua Portuguesa (leitura e compreensão)
pode ter na resolução de problemas matemáticos?”.
Efetivamente, no final da implementação do estudo, verificou-se que houve algumas melhorias
significativas nos alunos no que respeita à resolução de problemas.

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Publicado
2015-01-30
Como Citar
Simões, A. R., & Oliveira, F. (2015). A Língua Portuguesa na Resolução de Problemas no 2.º CEB. Indagatio Didactica, 7(1), 58-79. https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2614
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática