A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores

  • Regina Osório Universidade de Aveiro
  • Filomena Martins Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”(CIDTFF), Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Poesia, Formação inicial e continuada de professores, Prática colaborativa, Investigação-ação

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma investigação-ação que tem como objetivo contribuir para o resgate da poesia em sala de aula, através da construção coletiva de um projeto interdisciplinar e de sua implementação em classes de 2º Ciclo do Ensino Fundamental e Ensino Médio (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, em Portugal), de uma escola pública, em São Paulo – Brasil, envolvendo professores de diferentes disciplinas, estagiários do curso de Letras e a investigadora.
A investigação baseou-se em estudos teóricos que propõem um modelo de formação inicial e continuada que promova a prática pedagógica, reflexiva e emancipatória, a partir do trabalho colaborativo, no próprio ambiente de trabalho. Os resultados aqui apresentados, obtidos através da análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a treze participantes desta investigação, apontam a viabilidade da proposta.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-01-30
Como Citar
Osório, R., & Martins, F. (2015). A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores. Indagatio Didactica, 7(1), 42-57. https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2611
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática