Aprender Ciências e Desenvolver o Pensamento Crítico: percursos educativos no 1º ciclo do Ensino Básico

  • Emília Gonçalves Universidade de Aveiro
  • Rui Marques Vieira Universidade de Aveiro, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF
Palavras-chave: Educação em ciências no 1.º CEB, Pensamento Crítico, Trabalho Experimental, Mapa de Conceitos, Debate

Resumo

O presente artigo apresenta o estudo realizado no âmbito do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico (CEB). O estudo teve a finalidade de desenvolver capacidades de pensamento crítico (PC) em alunos do 2.º ano do 1.º CEB, através da diversificação de estratégias de ensino e de aprendizagem, consideradas, potencialmente, promotoras destas capacidades, nomeadamente debate, mapa de conceitos e trabalho experimental. A investigação assentou numa metodologia de investigação-ação do tipo qualitativo tendo como participantes 22 alunos do 2.º ano de escolaridade. A recolha das evidências realizou-se utilizando instrumentos diversos, tais como: diário do investigador, gravações áudio de aulas e registos escritos dos alunos.

Em conformidade com a análise dos dados recolhidos, concluímos que os alunos, participantes do estudo, evidenciam, de forma não homogénea, o uso de capacidades de PC, na área da clarificação elementar. As evidências referem-se, nomeadamente, à capacidade de focar uma questão, à capacidade de analisar argumentos e à capacidade de fazer e responder a questões de clarificação e desafio. Foram exemplos de evidências as seguintes situações: quando os alunos, colocados perante três opiniões distintas, tiveram que optar apenas por uma, justificando-a; quando, através da construção do mapa de conceitos, demonstraram a capacidade de analisar argumentos e nas intervenções orais.

Consideramos, por isso, que as estratégias usadas são potenciadoras do desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos do 1.º CEB. Contudo, é necessário que a sua implementação seja realizada de forma sistemática, pois só assim poderemos aferir do seu desenvolvimento e mobilização efetiva.

 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-01-30
Como Citar
Gonçalves, E., & Vieira, R. M. (2015). Aprender Ciências e Desenvolver o Pensamento Crítico: percursos educativos no 1º ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didactica, 7(1), 7-24. https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2602
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática