A metodologia qualitativa na promoção de contextos educacionais potencializadores de inclusão
Resumo
Apresentamos, neste artigo, nossa experiência de atuação pedagógica, inspirada na metodologia qualitativa, com delineamento de pesquisa-ação,adotando-se posicionamentos dialógicos, cujo foco é a análise de contextos potencializadores de inclusão e, também, a análise do que estes contextos geraram, a partir de narrativas de participantes de projetos de ensino, pesquisa, extensão e atuação profissional docente descritas em artigos científicos publicados pelo nosso grupo de pesquisa em Psicologia, Educação e Inclusão, da Universidade de Brasília. Os resultados evidenciaram que a metodologia da pesquisa-ação, assente na pedagogia dialógica, intencionalmente evitando raciocínios de exclusão e empenhando em compreender regiões de validade é potencialmente promotora de novas dimensões de inclusão. Esse estilo de posicionamento amplia e aprofunda, em círculo virtuoso, reflexões e flexibilizações, dando novos sentidos para velhos esquemas e scripts, oportunizando a atualização de significados, valores, alcance e limites da atividade humana na construção de uma cultura inclusiva e uma sociedade sustentável.
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