Representações sociais de estudantes da saúde sobre o portfólio coletivo reflexivo
Resumo
O portfólio coletivo reflexivo apresenta-se como um processo pedagógico, que auxilia os educandos a se ocuparem de seu processo de aprendizagem de forma ativa, critica, reflexiva e com criatividade. O objetivo deste estudo foi identificar as representações sociais dos estudantes na construção do portfólio coletivo reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação. É um estudo qualitativo utilizando a triangulação de técnicas: observação participante, entrevista e grupo focal. Participaram do estudo 160 estudantes de cursos da saúde de uma universidade brasileira. Ao utilizar a Análise de Conteúdo, foram encontrados os seguintes núcleos de sentido como método de aprendizagem: pro-atividade, autonomia, criatividade e interação. Como método de avaliação: critérios claros de avaliação. Pontos de convergência e, ou, conflito, também foram identificados, sendo eles: método trabalhoso, mas eficaz, necessitando de um bom planejamento, experiência e segurança do professor para eficácia do método. O sucesso do portfólio depende de condições propícias e integradas capazes de promover nos agentes da prática educativa uma atitude de aprendizagem diferenciada.
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