Representações sociais de estudantes da saúde sobre o portfólio coletivo reflexivo

  • Glauce Dias da Costa Departamento de Nutrição e Saúde. Universidade Federal de Viçosa
  • Rosângela Minardi Mitre Cotta Departamento de Nutrição e Saúde. Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: portfólio reflexivo, representações sociais, metodologia ativa de ensino

Resumo

O portfólio coletivo reflexivo apresenta-se como um processo pedagógico, que auxilia os educandos a se ocuparem de seu processo de aprendizagem de forma ativa, critica, reflexiva e com criatividade. O objetivo deste estudo foi identificar as representações sociais dos estudantes na construção do portfólio coletivo reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação. É um estudo qualitativo utilizando a triangulação de técnicas: observação participante, entrevista e grupo focal. Participaram do estudo 160 estudantes de cursos da saúde de uma universidade brasileira. Ao utilizar a Análise de Conteúdo, foram encontrados os seguintes núcleos de sentido como método de aprendizagem: pro-atividade, autonomia, criatividade e interação. Como método de avaliação: critérios claros de avaliação. Pontos de convergência e, ou, conflito, também foram identificados, sendo eles: método trabalhoso, mas eficaz, necessitando de um bom planejamento, experiência e segurança do professor para eficácia do método. O sucesso do portfólio depende de condições propícias e integradas capazes de promover nos agentes da prática educativa uma atitude de aprendizagem diferenciada.

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Publicado
2016-11-11
Como Citar
Costa, G. D. da, & Cotta, R. M. M. (2016). Representações sociais de estudantes da saúde sobre o portfólio coletivo reflexivo. Indagatio Didactica, 8(3), 81-93. https://doi.org/10.34624/id.v8i3.2578
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática