Simulação da prática profissional: uma estratégia de ensino e aprendizagem

  • Magali Aparecida Alves de Moraes Faculdade de Medicina de Marília
  • Sílvia Franco da Rocha Tonhom Faculdade de Medicina de Marília
  • Maria Cristina Guimarães da Costa Faculdade de Medicina de Marília
  • Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli Faculdade de Medicina de Marília
  • Cleber José Mazzoni Faculdade de Medicina de Marília
Palavras-chave: portfólio reflexivo, representações sociais, metodologia ativa de ensino

Resumo

A Saúde tem utilizado a simulação da prática profissional no processo de ensino/aprendizagem e na avaliação do desempenho, subsidiando a construção dos recursos cognitivos, afetivos e psicomotores do estudante para desenvolver sua prática profissional. Este ensino é utilizado em todo mundo, contudo, nessa proposta está inserida no currículo, de forma contínua e não somente em momentos pontuais em laboratórios especializados de alta tecnologia. Esse trabalho objetiva relatar a experiência da simulação, utilizando pacientes simulados/atores, nos Cursos de Enfermagem e Medicina de uma instituição pública, e também para coleta de dados em pesquisa qualitativa, para avaliação do impacto das aprendizagens. Conclui-se, que essa estratégia proporciona espaços de reflexão, para estudantes e professores, e a construção do conhecimento, visando à transformação da realidade social. A simulação no ensino/aprendizagem e na pesquisa é uma estratégia promissora, pois permite observar o desempenho e inferir a competência dos estudantes e egressos.

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Publicado
2016-11-11
Como Citar
Moraes, M. A. A. de, Tonhom, S. F. da R., Costa, M. C. G. da, Braccialli, L. A. D., & Mazzoni, C. J. (2016). Simulação da prática profissional: uma estratégia de ensino e aprendizagem. Indagatio Didactica, 8(3), 69-80. https://doi.org/10.34624/id.v8i3.2572
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática