Canto e proprioceptividade: uma avaliação do desempenho vocal de cantores estudantes

  • Moacyr Silva Costa Filho Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia
  • Luís M. T. Jesus IEETA and ESSUA, University of Aveiro
Palavras-chave: pedagogia do canto, movimento corporal, propriocepção, desempenho técnico

Resumo

Este artigo apresenta um trabalho sobre os impactos, ao longo do tempo, do treino vocal com o uso dos materiais elásticos Bola Suíça (BS) e Faixa Elástica (FE), nomeadamente o aumento da propriocepção e a melhoria do desempenho técnico no canto. Participaram do estudo quatro estudantes de canto (sopranos) voluntárias, saudáveis e matriculadas em curso de graduação em música. As estudantes foram solicitadas a gravar em áudio uma única tarefa vocal que consistiu na execução de três excertos de uma ária de ópera de W. A. Mozart, em dois diferentes momentos: Antes e depois de um Programa de Treinamento Vocal (PTV) criado pelos autores. Durante o PTV, os sujeitos participaram de dez sessões de treinamento e, ao final de cada sessão, foram entrevistados. Os áudios gravados foram transcritos e analisados. Os resultados das análises dos relatos dos sujeitos indicam que o treino vocal com o uso da BS e da FE aumenta a propriocepção e melhora o desempenho técnico no canto. O estudo sugere que a BS e a FE podem vir a ser ferramentas pedagógicas promissoras na conscientização dos problemas técnicos do canto e recursos eficazes na dissolução dos mesmos, porquanto ampliam a perceptibilidade do estudante, tornando-o mais consciente do seu desenvolvimento vocal.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-11-11
Como Citar
Filho, M. S. C., & Jesus, L. M. T. (2016). Canto e proprioceptividade: uma avaliação do desempenho vocal de cantores estudantes. Indagatio Didactica, 8(3), 38-52. https://doi.org/10.34624/id.v8i3.2566
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática