Notas sobre uma disciplina que discute gênero e sexualidade no Ensino Superior
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as enunciações de estudantes universitários/as que cursaram a disciplina “Gêneros e sexualidades nos espaços educativos”, ofertada por uma universidade pública do sul do Brasil, buscando problematizar se eles/as perceberam mudanças em seus entendimentos em relação às temáticas de corpos, gêneros e sexualidades. Para tanto, aplicamos um questionário on-line, composto de perguntas abertas e fechadas, aos/às estudantes. Nas análises, o espaço da disciplina foi apontado como: uma possibilidade de repensar seus entendimentos sobre as temáticas de corpos, gêneros e sexualidades; um espaço que promove o reconhecimento das diferenças, auxiliando na compreensão de preconceitos e discriminações e uma disciplina relevante para a formação profissional dos/as acadêmicos/as. Todavia, alguns/algumas estudantes afirmaram que não perceberam mudanças de entendimentos a respeito dessas temáticas após cursarem a disciplina, mas apontaram um aprofundamento sobre os temas trabalhados nas aulas. Assim, por meio desse estudo, ficou evidente que os/as estudantes reconhecem o espaço da disciplina como uma possibilidade para repensarem seus entendimentos acerca dos assuntos corpos, gêneros e sexualidades.
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