Abordagem da Competência profissional na perspectiva da Didática Profissional: Uma revisão de literatura no Brasil

  • Georgyana Gomes Cidrão Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE https://orcid.org/0000-0002-4401-5904
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE & Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq - PQ2 https://orcid.org/0000-0003-3710-1561
  • Nadja Maria Acioly-Régnier Institut Nacional Supérior du Professorat et de l’éducation – INSPE – Université Claude Bernard Lyon 1 & EA 4571 – Laboratoire Education Cultures Politiques https://orcid.org/0000-0002-2730-9687
Palavras-chave: Competência profissional, Didática Profissional, Formação de professores

Resumo

Este trabalho é um levantamento de artigos científicos produzidos no Brasil, de 2009 a 2019. Tem como objetivo apresentar um panorama de artigos que abordam a noção de competência balizada pelos pressupostos da Didática Profissional na formação de professores. O processo metodológico consiste em uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado da arte. Os critérios estabelecidos durante a escolha dos cinco artigos foram baseados na respectiva leitura dos resumos através do Google Acadêmico. Os resultados apresentados demonstram que a Didática Profissional é uma vertente que oferece subsídios para a formação do professor no Brasil, a partir da análise da sua prática de ensino refletindo em sua competência.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2021-07-28
Como Citar
Cidrão, G., Alves, F., & Acioly-Régnier, N. (2021). Abordagem da Competência profissional na perspectiva da Didática Profissional: Uma revisão de literatura no Brasil. Indagatio Didactica, 13(3), 517-536. https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25596
Secção
Outros olhares