Uma abordagem interdisciplinar no ensino de geometria sólida num curso de formação contínua para educadores de infância e professores do 1º ciclo

Palavras-chave: Formação contínua, matemática, geometria sólida, educação matemática, interdisciplinaridade

Resumo

Neste artigo, são apresentados alguns resultados de uma ação de formação para professores. Nessa ação de formação, os formandos estudaram os sólidos geométricos e desenvolveram projetos num contexto de interdisciplinaridade. A ação de formação decorreu numa universidade portuguesa, entre fevereiro e maio de 2020. Envolveu 19 professores do ensino pré-escolar e do ensino básico.
As autoras desenvolveram um estudo de caso, com o objetivo de avaliar se uma estratégia interdisciplinar pode ser percecionada, pelos professores, como uma mais-valia no processo de ensino/aprendizagem da geometria. No geral, as atividades desenvolvidas evidenciaram ser bons exemplos de metodologias interdisciplinares. Além disso, a abordagem adotada durante a formação contribuiu para os formandos desenvolverem competências de geometria, nomeadamente, no que respeita a sólidos geométricos, numa mais sólida apropriação e aplicação dos conceitos envolvidos.

Publicado
2021-07-28
Secção
Desenvolvimento curricular e didáctica