Uma abordagem interdisciplinar no ensino de geometria sólida num curso de formação contínua para educadores de infância e professores do 1º ciclo
Resumo
Neste artigo, são apresentados alguns resultados de uma ação de formação para professores. Nessa ação de formação, os formandos estudaram os sólidos geométricos e desenvolveram projetos num contexto de interdisciplinaridade. A ação de formação decorreu numa universidade portuguesa, entre fevereiro e maio de 2020. Envolveu 19 professores do ensino pré-escolar e do ensino básico.
As autoras desenvolveram um estudo de caso, com o objetivo de avaliar se uma estratégia interdisciplinar pode ser percecionada, pelos professores, como uma mais-valia no processo de ensino/aprendizagem da geometria. No geral, as atividades desenvolvidas evidenciaram ser bons exemplos de metodologias interdisciplinares. Além disso, a abordagem adotada durante a formação contribuiu para os formandos desenvolverem competências de geometria, nomeadamente, no que respeita a sólidos geométricos, numa mais sólida apropriação e aplicação dos conceitos envolvidos.
Downloads
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0