Educação para a cidadania global nos primeiros anos de escolaridade
Resumo
O presente artigo procura dar a conhecer os resultados de um projeto de educação para a cidadania global, com enfoque em diferentes dimensões, nomeadamente o comércio justo e a diversidade linguística e cultural. O projeto teve a duração de seis sessões e foi realizado com crianças de uma turma de 4.º ano de escolaridade, num centro escolar do distrito de Aveiro (Portugal). Este estudo, de cariz qualitativo, apresenta características de investigação-ação e os dados recolhidos foram submetidos a uma análise de conteúdo. A análise dos dados evidencia que, apesar da curta duração do projeto, as atividades promovidas contribuíram para o desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos, nas diversas áreas do currículo, assim como para o conhecimento acerca de questões globais, das quais fazem parte o comércio justo, o trabalho infantil e a diversidade linguística. Os resultados mostram ainda que o projeto propiciou às crianças momentos de reflexão, questionamento e o desenvolvimento do sentir empático em relação aos Outros, às suas línguas e ao mundo, despertando as crianças para uma nova visão de si, do Outro e do mundo (global e interdependente), do qual, todas e cada uma fazem parte.
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