A investigação em educação numa perspectiva transdisciplinar

  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal Goiano
  • Teresa Sarmento Universidade do Minho
Palavras-chave: Pesquisa em educação, Transdisciplinaridade, Subjectividade

Resumo

O presente artigo focaliza a investigação em educação a partir da perspectiva transdisciplinar. Objetivou identificar os fundamentos epistemológicos da transdisciplinaridade, destacando suas implicações na investigação em educação e como a atitude transdisciplinar pode se materializar no desenvolvimento da pesquisa. Para tanto buscou-se conhecer os fundamentos epistemológicos desta temática com a realização de pesquisa de caráter bibliográfico e descreveu-se o percurso da pesquisa da primeira autora em sua tese de doutorado. Percebeuse que este paradigma consiste em uma abordagem científica significativa que lança mão de vários métodos e requer do pesquisador uma postura sensível, intuitiva, de escuta aberta de modo a compreender a complexidade da realidade dos fenômenos educacionais e o diálogo com a arte, com o imaginário, o diferente, a espiritualidade, com os diferentes saberes, teorias, enfim, exige uma mudança de valores, princípios, forma de construção do conhecimento, atitudes, pensamento, sentir e conviver com os outros e com a natureza.

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Publicado
2016-11-11
Como Citar
Paniago, R. N., & Sarmento, T. (2016). A investigação em educação numa perspectiva transdisciplinar. Indagatio Didactica, 8(3), 8-22. https://doi.org/10.34624/id.v8i3.2557
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática