Uma análise dos planos de aula elaborados por estudantes universitários moçambicanos na área de formação de professores: dos problemas às propostas de remediação

Palavras-chave: objetivos de aprendizagem, planos de aula, funções didáticas, o papel do professor na sala de aula

Resumo

No âmbito didática do Português como Língua Não Materna, o mediador do processo de ensino-aprendizagem deve conceber e executar um conjunto de procedimentos como premissa para o aluno ter sucesso na aprendizagem. O eixo central desse rol de atividades assenta na planificação do processo de ensino-aprendizagem que pode ser de longa duração e/ou de curta duração (Vilar, 2004). O objetivo desta pesquisa é o de procurar identificar e descrever problemas na elaboração de planos de aula de estudantes universitários moçambicanos do curso de Licenciatura em Ensino de Português. Na totalidade foram recolhidos 20 planos de aula e analisados os critérios de organização dos itens constantes nesses documentos relacionados com os momentos da aula (Libâneo, 1994; Piletti, 2001). Os dados analisados revelam que cerca de 80% dos planos de aula têm problemas decorrentes da construção e de interligação entre os diversos itens que configuram a planificação de curto-prazo. A terminar, o estudo propõe estratégias teoricamente fundamentadas que podem auxiliar o estudante universitário moçambicano a produzir planos de aula com menos problemas do que os que foram identificados pela presente pesquisa.

Publicado
2021-07-28
Secção
Desenvolvimento curricular e didáctica