Didática profissional e formação do professor de matemática: uma revisão sistemática das pesquisas desenvolvidas no Brasil
Resumo
Este estudo apresenta a Didática Profissional como subsídio teórico à análise do trabalho docente, com vista ao aperfeiçoamento da formação profissional do professor. Traz reflexões sobre a sua contribuição para a formação docente, tendo como objetivo geral conhecer a pesquisa sobre didática profissional articulada à formação docente em matemática desenvolvida no Brasil. Para isso, realizou-se inicialmente um estudo sobre a Didática Profissional baseada em Pastré, Mayen e Vergnaud (2006), Pastré (2002), Tourmen (2014), entre outros. Em seguida, fez-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), na qual foram identificadas dezesseis produções brasileiras, que atenderam aos critérios pré-estabelecidos. Os resultados revelaram que, apesar de ainda serem poucos os estudos que abordam a temática, as investigações têm trazido contribuições teóricas relevantes para a consolidação desta vertente teórica como subsídio à formação do professor de matemática.
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