Famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: análise de comentários textuais de mães num fórum de discussão online

  • Marisa Maia Machado Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Família, Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), Necessidades, Intervenção Precoce na Infância

Resumo

A escuta ativa das famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo é primordial para o seu funcionamento familiar. As redes de suporte têm um papel relevante a desempenhar, a fim de assegurar o saudável desenvolvimento de todas as crianças. Com base na metodologia de natureza qualitativa, enquadrada no paradigma interpretativo, procedeu-se a um estudo de caso, analisando o conteúdo de comentários iniciados por 26 mães num fórum de discussão online, nos últimos três anos, com a finalidade de contribuir para um melhor conhecimento das suas necessidades, preocupações e dificuldades com as referidas crianças. Dado que as necessidades mais expressas incidiram na solicitação de informação e apoio por mães de outras crianças com PEA, podemos concluir que o contacto online entre mães pode ser um agente de mudança positiva na consciencialização da deficiência e que as redes de suporte das famílias poderão contribuir para diminuir o isolamento e a solidão e ir ao encontro das suas necessidades. Pelo que salientamos a importância da Intervenção Precoce na Infância, cujas práticas de ajuda eficaz podem contribuir para uma melhoria da qualidade de vida das famílias.

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Publicado
2016-12-14
Como Citar
Machado, M. M. (2016). Famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: análise de comentários textuais de mães num fórum de discussão online. Indagatio Didactica, 8(5), 197-217. https://doi.org/10.34624/id.v8i5.2503
Secção
Tecnologias da informação em educação