Estudo da série de Laurent com recurso ao Geogebra: contributo da Engenharia Didática
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados parciais coligidos numa investigação ao nível de mestrado acadêmico em ensino de Ciências e Matemática, desenvolvida no Brasil. Balizado pelos pressupostos da Engenharia Didática - ED e da Teoria das Situações Didáticas – TSD, o trabalho apresenta os dados produzidos por um grupo de três alunos, no contexto do ensino e da aprendizagem da noção de série de Laurent, num curso de licenciatura em Matemática. No Brasil, os estudos acadêmicos envolvendo a teoria das funções na variável complexa indicam obstáculos originados desta teoria e, assim, nas fases de ação, formulação, validação e institucionalização, o escrito evidencia os conhecimentos mobilizados pelos estudantes, na medida em que, a visualização é assumida como fator catalisador de aprendizagens. Por fim, apresenta os dados produzidos a partir da sua interação com o modelo matemático formal das representações dinâmicas e não estáticas de uma série de Laurent produzida com o auxílio do software GeoGebra.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0