Estudo da série de Laurent com recurso ao Geogebra: contributo da Engenharia Didática

  • Monique Rafaela Monteiro Marinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE
  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE
Palavras-chave: Engenharia Didática, Serie de Potências, Série de Laurent, Ensino, Visualização

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados parciais coligidos numa investigação ao nível de mestrado acadêmico em ensino de Ciências e Matemática, desenvolvida no Brasil. Balizado pelos pressupostos da Engenharia Didática - ED e da Teoria das Situações Didáticas – TSD, o trabalho apresenta os dados produzidos por um grupo de três alunos, no contexto do ensino e da aprendizagem da noção de série de Laurent, num curso de licenciatura em Matemática. No Brasil, os estudos acadêmicos envolvendo a teoria das funções na variável complexa indicam obstáculos originados desta teoria e, assim, nas fases de ação, formulação, validação e institucionalização, o escrito evidencia os conhecimentos mobilizados pelos estudantes, na medida em que, a visualização é assumida como fator catalisador de aprendizagens. Por fim, apresenta os dados produzidos a partir da sua interação com o modelo matemático formal das representações dinâmicas e não estáticas de uma série de Laurent produzida com o auxílio do software GeoGebra.

Publicado
2016-12-14
Secção
Tecnologias da informação em educação