Pensamento Algébrico e Diagramático: Uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano

  • Sara Vaz Universidade de Lisboa
  • Lúcia Suharman Universidade de Aveiro
  • Teresa Neto Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Pensamento algébrico, Pensamento diagramático, Ensino Secundário

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma análise de resoluções de alunos do 10.º ano de escolaridade do Ensino Secundário em Portugal, tendo como foco os objetos e processos usados na resolução de tarefas, envolvendo o pensamento algébrico (PA) e diagramático. O estudo adotou uma metodologia qualitativa de natureza exploratória-descritiva.

A análise referida teve lugar num estudo realizado na Universidade de Aveiro, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário.

Os resultados mostram que os níveis de PA mais trabalhados são o 1 e o 2 e que não é usual os alunos recorrerem ao pensamento diagramático (PD) para responderem às tarefas pedidas.

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Publicado
2016-12-14
Como Citar
Vaz, S., Suharman, L., & Neto, T. (2016). Pensamento Algébrico e Diagramático: Uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano. Indagatio Didactica, 8(5), 79-108. https://doi.org/10.34624/id.v8i5.2476
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática