Students’ involvement in the assessment and the development of competencies

  • Cristina Manuela Sá Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores1, LEIP/Laboratório de Investigação em Educação em Português, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Ensino Superior, Metodologia de ensino, Avaliação, Representações dos estudantes

Resumo

Este texto trata de um estudo que temos vindo a desenvolver numa unidade curricular de segundo ciclo de estudos de Bolonha relativa ao ensino do Português como língua materna. Este estudo compreende uma parte centrada na apreciação da metodologia de ensino e do sistema de avaliação adotados na unidade curricular feita pelos estudantes, apresentada sob a forma de uma reflexão escrita individual incluída no portefólio a entregar no fim do semestre. Partese do princípio de que, quanto mais conscientes estiverem dos seus objetivos, mais facilmente desenvolverão as competências visadas, obtendo melhores classificações. A análise de conteúdo dos dados recolhidos, combinada com estatística descritiva (frequências absolutas e relativas), incidindo sobre o desempenho dos estudantes e as suas representações revelou que efetivamente quanto mais conscientes estavam desses aspetos, mais competências desenvolviam e melhores notas obtinham no fim do semestre

Publicado
2016-12-14
Secção
Desenvolvimento curricular e didáctica