Ser Professor Doutor numa escola: expectativas, possibilidades e constrangimentos associados à articulação entre a investigação didática e a prática docente

  • Ângela Espinha Universidade de Aveiro
  • Lécio Ribeiro Universidade de Aveiro, Escola de Música Óscar da Silva
Palavras-chave: Didática, Articulação, Investigação e prática, Professor investigador

Resumo

Este estudo pretende conhecer as perceções de professores doutorados em Didática relativamente a (i) expectativas que levam os professores a fazer investigação em Didática e (ii) possibilidades e constrangimentos que se levantam à articulação entre a investigação e a prática. Esperase, desta forma, contribuir para uma melhor compreensão da epistemologia da Didática e da sua operacionalização em terreno educativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 4 professores doutorados em Didática que exercem ou exerceram funções na escola após a obtenção do grau. Os resultados evidenciam a vontade de se desenvolverem profissionalmente e de inovar e de intervir em contexto educativo como as duas principais expectativas dos entrevistados. Relativamente ao impacte da investigação nas práticas, os entrevistados reconhecem uma melhoria das suas próprias práticas e acreditam que os seus projetos permitiram criar condições para a mudança nos pares e nas escolas onde trabalham ou trabalharam.

Publicado
2016-12-14
Como Citar
Espinha, Ângela, & Ribeiro, L. (2016). Ser Professor Doutor numa escola: expectativas, possibilidades e constrangimentos associados à articulação entre a investigação didática e a prática docente. Indagatio Didactica, 8(5), 25-40. https://doi.org/10.34624/id.v8i5.2443
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática