Mudanças de práticas de futuros professores de Física e Química sobre o uso de representações científicas num Estudo de Aula

Palavras-chave: Estudo de aula, energia cinética, formação inicial de professores, representações científicas

Resumo

Este estudo tem como objetivo conhecer as mudanças de práticas que ocorreram num grupo de futuros professores sobre o uso das representações científicas num estudo de aula. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa com orientação interpretativa. Os participantes foram três futuros professores de física e química, envolvidos no modelo formativo Estudo de Aula. Os dados foram recolhidos através de observação participante, reflexões escritas individuais, elaboradas pelos futuros professores, e entrevistas individuais realizadas aos futuros professores, no final do estudo de aula. Os resultados mostraram que ocorreram mudanças nas práticas dos futuros professores sobre o uso das representações científicas como um recurso pedagógico e sobre as representações científicas dos fenómenos naturais.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Biografia do Autor

Mónica Baptista, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

 

Publicado
2021-02-11
Como Citar
Conceição, T., Baptista, M., & da Ponte, J. (2021). Mudanças de práticas de futuros professores de Física e Química sobre o uso de representações científicas num Estudo de Aula. Indagatio Didactica, 13(1), 91-104. https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23864
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática