A genética em manuais escolares de Ciências Naturais do 8.º ano: Difusão de conhecimentos ou formação de cidadãos críticos?

Palavras-chave: Educação em Ciências, Ciência e Sociedade, Pensamento Crítico, Participação Cidadã, Manuais Escolares

Resumo

As aplicações da genética trazem benefícios mas também riscos para a sociedade, sendo uma temática propiciadora da partilha, confrontação e negociação de ideias. Neste sentido, interessa compreender qual é o potencial contributo dos manuais escolares de Ciências Naturais do 8.º ano no desenvolvimento de cidadãos críticos, a partir da exploração das aplicações da genética. Uma análise de conteúdo mostra a abordagem dessa temática em quatro manuais escolares, focalizada, primordialmente, na enumeração de argumentos a favor e contra a produção de transgénicos. Importa incrementar nos manuais escolares atividades de discussão, promotoras do desenvolvimento das competências de argumentação e tomada de decisões. 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2021-02-11
Como Citar
da Silva, J., & Pinheiro, G. (2021). A genética em manuais escolares de Ciências Naturais do 8.º ano: Difusão de conhecimentos ou formação de cidadãos críticos?. Indagatio Didactica, 13(1), 55-66. https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23849
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática