Definir acontecimentos incompatíveis, complementares e independentes

Palavras-chave: probabilidades, acontecimentos incompatíveis, complementares e independentes, futuros professores dos primeiros anos

Resumo

Neste artigo estuda-se o conhecimento de estudantes, futuros professores dos primeiros anos, acerca de acontecimentos incompatíveis, complementares e independentes. Participaram no estudo 31 estudantes da Licenciatura em Educação Básica de uma universidade do Norte de Portugal, a quem foi proposto que resolvessem uma tarefa com três itens, cada um relativo a um tipo de acontecimentos. Em termos de resultados, salientam-se as grandes dificuldades exibidas pelos estudantes na definição dos diferentes tipos de acontecimentos, mais acentuadas no caso dos acontecimentos complementares e independentes, as quais se explicam, sobretudo, por se tratar de definir acontecimentos de uma experiência aleatória composta. 

Biografia do Autor

Paula Maria Barros, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e Gestão

 

 

Publicado
2021-02-11
Como Citar
Fernandes, J., & Barros, P. (2021). Definir acontecimentos incompatíveis, complementares e independentes. Indagatio Didactica, 13(1), 31-42. https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23843
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática