Competências relacionadas com metodologias de investigação em educação: perceções de um painel de especialistas de cinco universidades portuguesas
Resumo
A implementação de reformas na formação doutoral, decorrente da aplicação da Declaração de Bolonha, veio trazer novos desafios às universidades assim como indicar a necessidade de compreender o que se pretende com essa mesma formação. O presente estudo visa, através de uma consulta a um painel de especialistas de cinco universidades portuguesas, compreender quais as finalidades do primeiro ano curricular de um programa de doutoramento e identificar que competências relacionadas com metodologias de investigação em educação devem ser desenvolvidas e que estratégias podem ser promovidas para esse desenvolvimento. Assente no paradigma interpretativo e de natureza qualitativa o estudo foi realizado através de um inquérito por questionário de respostas abertas, tendo-se efetuado posteriormente uma análise de conteúdo realizada com o recurso a software de análise qualitativa. Os resultados mostram que não há consenso, mas sim diversidade de perspetivas no painel de inquiridos sobre as competências a desenvolver e estratégias de promoção dessas mesmas competências. Uma das conclusões emergentes deste estudo aponta para a necessidade de propor um referencial de competências relacionadas com metodologias de investigação.
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