Competências relacionadas com metodologias de investigação em educação: perceções de um painel de especialistas de cinco universidades portuguesas

  • Luís Filipe Neves Universidade de Aveiro
  • Clara Coutunho CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação, Universidade do Minho
  • Maria João Loureiro Departamento de Educação e Psicologia e CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Competências, Programa Doutoral, Metodologias de Investigação, Educação

Resumo

A implementação de reformas na formação doutoral, decorrente da aplicação da Declaração de Bolonha, veio trazer novos desafios às universidades assim como indicar a necessidade de compreender o que se pretende com essa mesma formação. O presente estudo visa, através de uma consulta a um painel de especialistas de cinco universidades portuguesas, compreender quais as finalidades do primeiro ano curricular de um programa de doutoramento e identificar que competências relacionadas com metodologias de investigação em educação devem ser desenvolvidas e que estratégias podem ser promovidas para esse desenvolvimento. Assente no paradigma interpretativo e de natureza qualitativa o estudo foi realizado através de um inquérito por questionário de respostas abertas, tendo-se efetuado posteriormente uma análise de conteúdo realizada com o recurso a software de análise qualitativa. Os resultados mostram que não há consenso, mas sim diversidade de perspetivas no painel de inquiridos sobre as competências a desenvolver e estratégias de promoção dessas mesmas competências. Uma das conclusões emergentes deste estudo aponta para a necessidade de propor um referencial de competências relacionadas com metodologias de investigação.

Publicado
2016-12-14
Como Citar
Neves, L. F., Coutunho, C., & Loureiro, M. J. (2016). Competências relacionadas com metodologias de investigação em educação: perceções de um painel de especialistas de cinco universidades portuguesas. Indagatio Didactica, 8(5), 8-24. https://doi.org/10.34624/id.v8i5.2347
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática