Percepción ambiental de dos centros escolares acerca del Sistema Arrecifal Lobos-Tuxpan, Tamiahua, Veracruz, México
Resumo
O conhecimento, a apreciação e a apreciação do ambiente em que o indivíduo se desenvolve promove um sentimento de pertencimento. Este estudo é uma primeira abordagem para conhecer a percepção ambiental de estudantes do ensino médio em duas cidades costeiras de Tamiahua, Veracruz, México, sobre o Sistema Lobos-Tuxpan Reef (SALT). Para isso, foi realizada uma análise curricular das disciplinas de Biologia e Geografia do pl ano de estudos de 2011. Três instrumentos (questionário fechado, sentenças inacabadas e questionário aberto) foram construídos a partir dessa análise para indagar sobre conhecimentos ambientais, valores ambientais e sentimento de pertença, respectivamente. Os resultados revelam que o conteúdo e a aprendizagem esperados para os dois sujeitos não podem ser contextualizados com o Sistema Lobos-Tuxpan Reef (SALT). O teste do qui-quadrado revelou que a proximidade com o SALT não indica uma diferença significativa no conhecimento ambiental. Manifesta-se particular desconhecimento dos serviços ambientais fornecidos por esse ecossistema. Dos sete valores ambientais declarados, a empatia foi a melhor representada para ambas as escolas. Em relação ao sentimento de pertença, os alunos reconhecem que sua vida e sua comunidade estão relacionadas ao SALT. A necessidade de os alunos receberem um reforço pedagógico em ambas as disciplinas com foco local é evidente. Este estudo pode ser considerado pelas autoridades ambientais responsáveis pela gestão do SALT para propor estratégias de Educação para a Sustentabilidade.
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