¿Nociones de ciudadanía para una educación contemporánea? Estudio exploratorio con profesores en ejercicio

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo exploratório realizado com 57 professores do ensino fundamental e médio em quatro instituições públicas da Colômbia. Um questionário semiestruturado foi aplicado para identificar noções sobre o conceito de cidadania, bem como os conhecimentos e habilidades que os professores consideram que os alunos devem ter para promover ações coerentes com os elementos centrais da cidadania global. Os resultados analisados por meio da análise de conteúdo indicam que a maioria (57,8%) dos professores, define o conceito de cidadania a partir de uma abordagem relacionada a um status legal e político focado em deveres, direitos e normas; reconhecem como conhecimento fundamental na formação do cidadão os associados a leis e regulamentos (26%) e a valores relacionados à convivência (21%); e, como habilidades fundamentais, ações próprias das habilidades socioemocionais e da civilidade (51%). Embora a maioria das respostas nas três questões analisadas não reconhecem o caráter multidimensional e questões centrais da cidadania global, elas constituem elementos favoráveis para começar um processo de pesquisa e capacitação de professores em diversas áreas, resultando em ações compatíveis com a educação cidadã contemporânea com visão global.

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
Daza-Pérez, E., Guevara, N., Niño-Guerrero, J., & Morales-Rodríguez, F. (2020). ¿Nociones de ciudadanía para una educación contemporánea? Estudio exploratorio con profesores en ejercicio. Indagatio Didactica, 12(4), 631-644. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21982
Secção
Supervisão