Resíduos eletroeletrônicos no Ensino Básico: Análise das produções de artigos entre 2008 e 2018
Resumo
O desenvolvimento tecnológico na sociedade contemporânea traz, como consequência, a problemática do consumo e descarte dos equipamentos eletroeletrônicos. Nos últimos anos, muitos estudos têm se intensificado, nesta direção; esses estudos corroboram com a educação CTS, que tem como um dos princípios a formação cidadã dos estudantes. Para tanto, se propõe discussões sobre os impactos sociais e ambientais relacionados à ciência e tecnologia. Este artigo é um recorte de uma revisão bibliográfica de uma dissertação do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo consiste em analisar como a problemática dos Resíduos Eletroeletrônicos (REE) tem sido abordada no Ensino Básico, considerando o período de 2008 a 2018. Deste modo, buscou-se discutir acerca da natureza dos trabalhos; sobre a produção, consumo, descarte e gestão dos REE; e se possíveis alternativas são contempladas em sala de aula. Para o tratamento dos dados foram utilizados elementos da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontaram que o tema não tem sido muito contemplado no Ensino Básico, no total foram encontrados vinte e três publicações. O descarte desses resíduos tem sido a maior preocupação das pesquisas analisadas, como, também, a obsolescência e a influência da mídia são percebidas como motivadoras ao consumo. Destaca-se que o exercício da cidadania é subsidiado pelo conhecimento científico, por isso, discutir sobre os avanços científicos e tecnológicos e suas implicações na sociedade, é relevante.
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