Relaciones entre pensamiento crítico, naturaleza de la ciencia y la tecnología en la educación científica y tecnológica en aulas colombianas

Palavras-chave: argumentação, natureza da ciência e tecnología, pensamento crítico, relações CTSA

Resumo

Uma das principais tarefas do ensino de ciências não é apenas abordar conceitos disciplinares e práticas experimentais, mas criar condições para ensinar bons hábitos epistêmicos, que podem ser avaliados para monitorar se o que é feito é apropriado ou não. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo avaliar as relações entre o pensamento crítico-PC- e a natureza da ciência e tecnologia -NdCyT- em 13 alunos de 15 a 17 anos, utilizando um projeto de pesquisa pré-teste, estratégia, pós-teste com base na proposta metodológica do projeto “Educação de competências de pensamento científico, tecnológico e crítico”. Através do ensino de disciplinas de natureza científica e tecnológica -CYTPENCRI-, utilizou-se instrumentos validados e utilizados em diferentes investigações, tomando como referência a análise crítica e multifatorial das relações da CTSA. Os resultados mostram a necessidade de os jovens terem o conhecimento científico e tecnológico necessário para mobiliza-lo no cotidiano, o que lhes permite resolver problemas e tomar decisões. Isso mostra a importância de um tratamento didático contextualizado, para promover a aprendizagem de alguns aspectos fundamentais da natureza da ciência e da tecnologia nas aulas de ciências.

Publicado
2020-11-16
Como Citar
Tuay-Sigua, R., Porras-Contreras, Y., & Ladino-Ospina, Y. (2020). Relaciones entre pensamiento crítico, naturaleza de la ciencia y la tecnología en la educación científica y tecnológica en aulas colombianas. Indagatio Didactica, 12(4), 599-614. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21973
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática