La Medicina de la Conservación: un enfoque CTS para la educación ambiental, alimentaria y de la salud

  • Damian Lampert CONICET-Departamento de Ciencia y Tecnología, Universidad Nacional de Quilmes
  • Matias Russo Universidad Nacional de Quilmes – Facultad de Ciencias Veterinarias, Universidad Nacional de La Plata
  • Natalia Scandroglio Profesora de Nivel Medio en diferentes instituciones Educativas de la PBA
  • Diana Roncaglia Departamento de Ciencia y Tecnología, Universidad Nacional de Quilmes
Palavras-chave: medicina de conservação, educação CTS, educação em saúde, educação alimentar, educação ambiental

Resumo

Atualmente, surgiram inúmeras áreas do conhecimento relacionadas a problemas ambientais, alimentares e de saúde, como resultado da interação humana com o meio ambiente. Através do conhecimento dessas áreas, podem ser abordados tópicos que permitem o entendimento entre os aspectos da Ciência, Tecnologia e Sociedade. Neste trabalho, é apresentada uma aplicação educacional denominada “Medicina de Conservação” (MdC), disciplina que engloba, sob uma única saúde, saúde animal, humana e ambiental. Neste artigo, o MdC é usado como uma ferramenta educacional para incorporar o conteúdo da CTS na área de ciências naturais e, além disso, para promover o Pensamento Crítico. É desenvolvida uma Unidade Didática (UD), aplicada a três grupos: um de nível médio de uma escola agrícola, outro de formação de professores e, finalmente, um grupo de estudantes de engenharia de alimentos. A UD incluiu a abordagem de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e zoonoses em diferentes espaços, como a fazenda da escola, zoológicos, bioparques e parques nacionais. Para a avaliação da UD, utilizou-se um questionário e o formato de entrevista do projeto: Educação de habilidades de pensamento científico, tecnológico e crítico por meio do ensino de disciplinas de natureza científica e tecnológica (CYTPENCRI). Os resultados destacam o interesse, a motivação e o desenvolvimento da tomada de decisões dos estudantes contra zoonoses e DTA a partir da abordagem do MdC.

Publicado
2020-11-16
Como Citar
Lampert, D., Russo, M., Scandroglio, N., & Roncaglia, D. (2020). La Medicina de la Conservación: un enfoque CTS para la educación ambiental, alimentaria y de la salud. Indagatio Didactica, 12(4), 581-598. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21844
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática