Diseño de una herramienta para analizar la coherencia del currículo español con la promoción de competencias científicas: estudio piloto

  • Mª Dolores López Carrillo Universidad de Alcalá
  • Lourdes de Miguel Barcala Centro Universitario Cardenal Cisneros (CUCC)
  • Amelia Calonge García Universidad de Alcalá
Palavras-chave: competência científica, ensino secundário obrigatório, quadro jurídico espanhol e regional, ferramentas de análise, estudar

Resumo

Este trabalho propõe o estudo preliminar e a análise da presença de competência científica nos currículos oficiais estaduais e regionais do ensino médio espanhol. O objetivo é saber se a presença disso, o conteúdo em seus vários aspectos e seu sequenciamento são consistentes com os princípios básicos da alfabetização científica propostos por diferentes autores, como Pedrinaci (2011 e 2012) ou Cañas (2007). A primeira parte desta pesquisa estabelece o estudo de diferentes ferramentas que permitem a análise desses currículos. Com base nos resultados do estudo, é realizada a seleção e análise dos instrumentos já validados para estabelecer uma ferramenta própria que permita ao estudo estabelecido, responder às questões da pesquisa, buscando, por um lado, determinar se os documentos oficiais da Educação O Ensino Secundário Obrigatório estabelece diretrizes claras para que os professores possam treinar adequadamente seus alunos em competência científica e, por outro lado, descobrir se há relações entre as abordagens estabelecidas nos regulamentos estaduais e regionais em relação à aquisição dessa competência na etapa do ensino médio obrigatório.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-11-16
Como Citar
Carrillo, M., Barcala, L., & García, A. (2020). Diseño de una herramienta para analizar la coherencia del currículo español con la promoción de competencias científicas: estudio piloto. Indagatio Didactica, 12(4), 559-580. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21838
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática